5 Áreas de Atenção para a Manutenção Preventiva
Quando falamos em Engenharia de Manutenção ou em Serviços de Obras de reformas prestados pela Álamo Engenharia, a palavra “prevenção” está presente em cada etapa do serviço oferecido pela empresa. É comum o equívoco de pensar que a contratação de manutenção é feita só após algum incidente dentro das instalações de uma empresa ou condomínio; poucos sabem que o porto seguro desses estabelecimentos é a Manutenção Preventiva.
Certas áreas dentro de um espaço físico – seja ele comercial, fabril ou residencial – são ostensivamente utilizadas. Exemplo disso são as instalações que fornecem eletricidade, ar-condicionado, iluminação, parte hidráulica e a conservação deste espaço físico – ou seja, áreas indispensáveis para o funcionamento do espaço e cujas falhas incorrem em atrasos no cotidiano das pessoas que o frequentam. Entenda quais são essas áreas e quais as possíveis soluções para que estejam sempre em perfeito estado:
Ar-condicionado: manutenção obrigatória!
A manutenção dos equipamentos de ar-condicionado em espaços públicos agora é objeto de Lei. O PMCO – Plano de Manutenção, Operação e Controle engloba os equipamentos de ar-condicionado, uma vez observados os potenciais danos à saúde que equipamentos sem a manutenção dos filtros de ar podem trazer. E não é só isso! O ar-condicionado é um dos potenciais ofensores na racionalização de energia, que se agrava caso a manutenção preventiva não seja realizada.
Hidráulica: industrial e comercial
No que toca a manutenção hidráulica preventiva industrial/comercial, a parte da rede de água e esgoto é peça chave para a economia financeira, consciência ambiental do recurso hídrico e abastecimento de água para consumo. Quanto à hidráulica industrial, é importante lembrar sobre os possíveis problemas em maquinários e suas partes fundamentais, como pistões, bombas, válvulas, motores, cilindros ou prensas.
Elétrica: não coloque em risco todo seu trabalho
A manutenção da parte elétrica de uma edificação, seja ela industrial ou comercial, baseia-se em revisar ou substituir componentes gastos ou sem funcionamento. Boa parte dos componentes elétricos podem ser inclusos na manutenção preventiva. Além da verificação de peças, uma das questões que mais geram problemas é a carga de energia suportada por determinada edificação: quando se constrói um prédio, a instalação elétrica é feita para aguentar determinada carga elétrica. Com o tempo, novos equipamentos vão se somando àquela estrutura, o que pode fazer com que a carga ultrapasse o limite suportado. A solução é criar circuitos exclusivos para equipamentos que consumam mais energia.
Manutenção Predial
Tanto em condomínios residenciais ou comerciais, é necessário que se realize, regularmente, uma manutenção preventiva da infraestrutura, para que tudo funcione perfeitamente, reduzindo riscos e oferecendo mais conforto e tranquilidade aos seus usuários. Entre os itens que podem constar de uma lista de manutenção predial, estão: elevadores, escadas, pisos, pintura, marcenaria, carpintaria e serralheria. Ocasionalmente uma vistoria mais apurada das edificações pode revelar a necessidade de pequenas obras e reformas, ou até mesmo uma modificação no layout da edificação, como por exemplo, para adequação de acessibilidade.
Substação
Muitas falhas em Substações podem ser evitadas com a manutenção preventiva regular, uma vez que o diagnóstico aparece antes que a mesma ocorra. Dentre as falhas mais comuns que causam riscos e perdas, temos:
- Falhas em disjuntores, como mau funcionamento do mecanismo de manobra, baixa resistência de isolamento;
- Falta de ajuste das chaves seccionadoras tipo facas;
- Mau contato provocado por conexões frouxas;
- Queima do transformador por falta de óleo ou óleo com baixa isolação;
- Problemas diversos em transformadores, como buchas soltas, testes insatisfatórios.
São exatamente estes itens, entre outros, que devem ser inspecionados. Mas antes de iniciar a manutenção preventiva em Substações, é importante lembrar que devem ser executados os procedimentos de segurança para a Desernegização do Circuito, conforme determina a NR 10.
A manutenção preventiva é de suma importância para o dia-a-dia operacional. Prevenir sai muito mais barato que remediar e acima de tudo reduz riscos com acidentes que podem colocar vidas em risco. A Álamo Engenharia de Manutenção se dedica em realizar análises completas do edifício, apontando pontos que podem ser otimizados para um melhor funcionamento, proporcionando economia e segurança.
Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto.