Ambiente de trabalho no pós-vacina: dicas para sua empresa
O avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil tem deixado as pessoas bastante animadas e com esperança de voltar à vida normal. As notícias são positivas e trazem alívio, mas é preciso ter cautela e compreender melhor como será a vida após o processo de imunização.
Alguns cuidados ainda serão necessários e voltar completamente à vida de antes da pandemia ainda levará algum tempo. Assim, o distanciamento social, higienização das mãos e a utilização de máscaras devem continuar sendo a regra por algum tempo.
Afinal, para que a proteção da vacina seja efetiva, grande parte da população tem que estar completamente vacinada, o que inclui o tempo que o corpo leva para gerar anticorpos e também as demais doses que podem ser necessárias.
Acompanhe a leitura e confira algumas recomendações para o cotidiano da sua empresa no período pós-vacina.
Vacinação dos funcionários
A pandemia de Covid-19 impactou o ambiente de trabalho de diversas maneiras desde seu início, em março de 2020. Felizmente, a vacinação é a solução para um ambiente de trabalho seguro. Por este motivo, a possibilidade de punição a empregados que se recusem a tomar vacinas tem provocado polêmica.
Como a vacinação é um pacto coletivo, o Supremo Tribunal Federal declarou que, do ponto de vista da cidadania, recusar a se vacinar não é um direito e uma questão de liberdade individual, pois se sobrepõe à necessidade comunitária de preservação da vida. Esta decisão se aplica a todas as esferas da vida social, inclusive ao ambiente de trabalho.
Desse modo, é um dever do empregador promover todas as medidas de proteção à saúde no ambiente de trabalho, tanto para os empregados como para todos que circulam em seus estabelecimentos. Com isso, exigir que os funcionários tomem a vacina contra Covid-19 é uma medida legal e demonstra responsabilidade por parte do empregador.
Veja, a seguir, algumas medidas que devem ser adotadas na sua empresa.
Dicas para o pós-vacina
Especialmente no cenário atual, é muito importante que as empresas cuidem da saúde de seus colaboradores, pois representa o cuidado pela integridade física e emocional dos profissionais. A pandemia de Covid-19 intensificou a necessidade de medidas relacionadas à higiene nas empresas, o que afetou positivamente o ambiente organizacional e a produtividade.
Neste sentido, mesmo com o avanço do processo de imunização, diferentes ações são necessárias para garantir um espaço seguro. Confira algumas recomendações abaixo.
Distanciamento social
No estado atual, estar vacinado é necessário, porém não é suficiente para proteger completamente todas as pessoas contra a Covid-19. Estar no pós-vacina não significa poder voltar aos hábitos antigos, como estar muito próximo a outras pessoas.
No caso de pessoas que se encontram no intervalo entre primeira e segunda dose, é ainda mais importante a manutenção da distância, pois a imunização vai ocorrer efetivamente apenas algum tempo após a aplicação da segunda dose.
Aglomerações favorecem a propagação do vírus, que pode ser transmitido mesmo por pessoas vacinadas. E aquelas que ainda não estão totalmente imunizadas ainda podem ficar doentes.
Por este motivo, é fundamental que se mantenha a separação dos trabalhadores no ambiente de trabalho, evitando, sempre que possível, reuniões presenciais e outras aglomerações.
Limpeza e higienização
Ambientes de trabalho coletivos ainda precisam dos cuidados de limpeza, o que inclui a higienização de superfícies, incluindo maçanetas, torneiras, computadores e botões de elevador.
Além disso, o ideal é contratar empresas especializadas em limpeza, pois os profissionais são capacitados e treinados para utilizar produtos específicos e seguir os protocolos necessários para a eliminação do vírus.
Equipamentos adequados
A utilização de máscaras é ainda mais importante. As peças são capazes de reduzir muito o nível de propagação do vírus ao criar uma barreira à dispersão de aerossóis no ambiente, diminuindo consideravelmente as taxas de contaminação por via respiratória.
É muito importante, ainda, que as máscaras sejam de qualidade e dentro das normas sanitárias. Ou seja, opte por máscaras cirúrgicas descartáveis ou pelos modelos de respirador N95 ou PFF2, sem filtro, que impedem a passagem dos vírus.
Organização do ambiente
Por fim, para as empresas que precisam manter os funcionários em regime presencial, existem alguns protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial da Saúde. São eles:
- Manutenção de ambientes sempre ventilados
- Não compartilhamento de objetos pessoais
- Estabelecimento de distância segura entre as estações de trabalho
- Disponibilizar álcool em gel, máscaras e lenços descartáveis em diversos locais
- Disponibilizar material visual de conscientização de higiene pessoal e coletiva
- Exigir o uso adequado das máscaras
- Higienizar corretamente e regularmente as estações de trabalho
A Álamo tem quase 50 anos de experiência no mercado de facilities e oferece as soluções tecnológicas mais adaptadas ao seu empreendimento. Nossa equipe é especializada em otimizar processos em todo tipo de estabelecimento, tudo em conformidade com as leis e de acordo com as particularidades do seu negócio.
Entre em contato com nossa equipe e garanta um ambiente de trabalho seguro e confortável para sua equipe!