Engenharia de Manutenção: Quais as certificações que não podem faltar ao seu parceiro?
As certificações são fundamentais para que uma empresa entenda seus processos internos visando a organização e a otimização deles. Certamente, os clientes de uma empresa de engenharia de manutenção são atraídos por parceiros que se preocupam em obter tais comprovações, pois elas atestam o compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos, seja em relação ao meio-ambiente, segurança , gestão ou outras áreas específicas.
Uma certificação é sinônimo de segurança na contratação, principalmente para empresas que trabalham dentro de outras empresas, como as prestadoras de manutenção predial e industrial.
As certificações se mostram úteis na padronização de processos internos, levando a empresa a se conhecer de forma completa, podendo, então, conhecer antecipadamente suas falhas e corrigi-las.
Assim, ao realizar a contratação de empresas de engenharia de manutenção, algumas certificações são um diferencial na escolha da empresa.
Quais certificações não podem faltar em uma empresa de Engenharia de Manutenção?
Empresas de engenharia de manutenção atuam dentro de empresas e condomínios para garantir que toda a estrutura esteja com a manutenção em dia, protegendo o meio ambiente, evitando acidentes, desperdícios e perdas financeiras com falhas que poderiam ter sido evitadas. Vamos aos principais tipos de certificações:
ISO 9001: Trata-se de uma certificação quanto à qualidade e eficiência do serviço prestado. Desse modo, é uma forma de comprovar a cultura organizacional de uma empresa, mostrando que o empreendimento certificado busca a produção ou prestação de serviços de forma inteligente, visando a satisfação máxima dos clientes. Portanto, dentro de uma empresa de engenharia de manutenção industrial e predial, obter essa certificação significa que há compromisso com a qualidade do serviço prestado.
ISO 14001: O objetivo dessa norma é estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental, identificando quais impactos ambientais aquela empresa pode causar e as soluções para reduzi-los ou eliminá-los. Logo, nas empresas de engenharia de manutenção industrial e predial, que lidam diariamente com inúmeros tipos de resíduos poluentes e um grande consumo de energia, ter essa certificação demonstra preocupação com um prestação de serviço sustentável.
OHSAS 18001: É uma norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. O objetivo desta diretriz é assegurar que a empresa possui um ambiente de trabalho saudável e seguro aos seus colaboradores. Desse modo, para uma empresa que lida diariamente com trabalho em altura, alta voltagen e temperaturas, essa certificação é fundamental já que, ao contratar uma empresa terceirizada em manutenção industrial, a contratante se torna corresponsável pelos trabalhadores que estarão prestando o serviço.
Engenharia de Manutenção Predial e Industrial com Excelência
A Álamo Engenharia possui as três certificações citadas, comprovando nossa dedicação em quase cinquenta anos de história. Atuante dentro de diversos segmentos empresariais como indústrias, shoppings, hospitais e grandes hotéis, a Álamo Engenharia SA se mostra umas das empresas de engenharia de manutenção mais preparadas e conceituadas do mercado.
Conheça as certificações da Álamo ou fale com um de nossos consultores.