Etapas da elaboração do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle
A elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) começa com a coleta dos dados referentes ao edifício e ao sistema de climatização. Assim, a equipe responsável pelo plano deve saber quais são as dimensões dos espaços climatizados, a carga térmica instalada, o número de ocupantes de cada ambiente, entre outros fatores. A partir dessas informações, os técnicos podem comparar os resultados obtidos com os dados que eram esperados de acordo com as normas técnicas.
Então, o processo de elaboração do plano é iniciado, e se divide em duas etapas:
1. Manutenção Mecânica do Sistema de Refrigeração
Primeiramente, é necessário contratar um responsável técnico habilitado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para elaborar e implementar o PMOC nas edificações. O profissional deve ser capacitado para executar funções como:
● elaborar o plano de manutenção ideal para seu negócio;
● implementar e manter o plano;
● coordenar e garantir a execução do PMOC;
● registrar a Anotação de Responsabilidade;
● Técnica junto ao CREA;
● divulgar os procedimentos executados.
2. Análise da qualidade do ar
A segunda etapa, por sua vez, é feita por meio da coleta e análise laboratorial do ar que circula no espaço. Assim, é possível avaliar a qualidade da atmosfera do ambiente e analisar a eficácia dos processos de tratamento do ar.
O processo deve ser executado por uma empresa especializada em avaliação biológica, química e física, com uma frequência ideal de 6 em 6 meses. Os profissionais que podem assinar essa etapa são engenheiros químicos, engenheiros de segurança do trabalho ou engenheiro sanitário.
Quando o PMOC é obrigatório?
Como já foi dito, o PMOC é obrigatório para todos os ambientes, de uso público ou comum, artificialmente climatizados. O plano deve contemplar todos os equipamentos e sistemas de climatização, dos quais os principais são:
● ar-condicionado;
● torre de resfriamento;
● ventilador, exaustor e coifa;
● bomba de recirculação;
● sistemas de exaustão de cozinha;
● câmaras frias.
Em locais onde a carga térmica total é menor que 60.000 BTU/H (ou 5Trs), contudo, o procedimento pode ser adaptado. Nesses casos, a primeira etapa deve ser realizada normalmente, mas a etapa de análise do ar deixa de ser obrigatória.
Assim, é importante que você conte com especialistas para elaborar o Plano de Manutenção, Operação e Controle da sua empresa para que tudo seja executado com eficiência, sem gastos desnecessários e conforme a legislação.
Saiba mais
A Álamo Engenharia tem mais de 50 anos de experiência em projetos de alta qualificação técnica para desenvolvimento e manutenção de infraestruturas. Nosso objetivo é levar segurança à estrutura da sua empresa e aos seus colaboradores. Entre em contato com nossa equipe e solicite um atendimento.