Gestão de Facilities: o que é e como funciona
Gestão de Facilities ou Facilities Management é a organização de várias tarefas necessárias ao funcionamento de um edifício, seja ele comercial ou não. Traduzindo para o bom e velho português, a Gestão de Facilidades se concentra em administrar as atividades meio para que os colaboradores de uma empresa possam concentrar sua energia na atividade fim do negócio.
Fazendo uma analogia com o futebol, imagine se os jogadores de um time profissional precisassem organizar todo o vestiário, cortar a grama, vender os ingressos, consertar o chuveiro… Obviamente, sobraria menos tempo para o treino e o jogo seria um fiasco. Logo, no presente artigo, vamos entender o que é a gestão de facilities e como ela pode ajudar o time da sua empresa na hora do gol!
Facilities x Gestão de Facilities:
Facilities são as atividades indispensáveis para o funcionamento de um estabelecimento, mas que não são, necessariamente, o objetivo final dele.
Quando entramos em um Shopping, de cara vemos um segurança uniformizado com seu rádio comunicador; ao passear pelas lojas, é possível ver uma pessoa ocupada com a limpeza do chão e da das janelas. Continuando o passeio, paramos de frente para o elevador e observamos que um deles está interditado e há algumas pessoas com seus equipamentos de segurança e uniformes, isolando a área e realizando a manutenção.
Apesar de um edifício comercial ter como finalidade o aluguel de suas lojas, é necessário toda uma equipe para que aquele prédio funcione e facilite o cotidiano dos potenciais clientes do Shopping e das lojas. Porém, alguém precisa fazer a Gestão dessa equipe: pode ser uma pessoa, no caso de um estabelecimento menor, ou um departamento de gestão para empresas de grande porte.
Tempo x Terceirização:
Como podemos imaginar, a terceirização dos facilities é uma carta na manga para quem deseja economizar tempo e esforço, uma vez que, apesar de secundários, são indispensáveis ao funcionamento da atividade principal e precisam ser feitos constantemente.
A empresa terceirizada garante que esse serviço será feito nos prazos estipulados e fica responsável pela contratação dos funcionários, retirando o vínculo direto com a empresa contratante. Logo, se um funcionário faltar é responsabilidade da terceirizada enviar um substituto. Terceirizar é a garantia que o Facilitie será cumprido.
Gestão x Gestor:
A figura do Gestor de Facilities, voltando ao exemplo do futebol, é o técnico do time, responsável por acompanhar de perto todas as atividades, garantir que o serviço seja feito, distribuir uniformes, lidar com emergências e encontrar a melhor solução para possíveis imprevistos.
Uma tendência nos dias atuais é a Mobilidade na Gestão de Facilities. Já que eficiência é uma obsessão para o Gestor, utilizar aplicativos de organização e de comunicação com funcionários se tornou essencial para agilizar esse processo. Logo, é importante observar as inovações da tecnologia nesse sentido.
Uma visão mais ampla:
Nem só de limpeza e manutenção predial vive o ramo de facilities. Já pensou em terceirizar o serviço de mensagens, telefonia e apoio administrativo do seu empreendimento?
A Gestão de Facilities da Álamo se preocupa em ser a mais completa possível, abrindo o caminho para que o empreendedor possa focar no objetivo final de seu empreendimento com o conforto e a segurança de quem não será impedido por questões secundárias.
Como o nome já diz, o nosso objetivo com os serviços de Facilities é facilitar o cotidiano do seu empreendimento.