Gestão de Facilities: Planejamento para o ano que se inicia
Chegamos ao tão esperado 2021, e janeiro é o mês perfeito para refletir sobre as operações do seu negócio, além de estabelecer as metas a serem alcançadas durante o ano. Com os relatórios de sua empresa em mãos, é hora de analisar os resultados e definir seu planejamento para 2021.
Neste ano, a gestão de facilities promete! Com os empreendimentos se desdobrando para recuperar as finanças perdidas com a pandemia, a área das facilities deve desempenhar papel fundamental na manutenção e eficiência da infraestrutura e equipamentos das empresas. Para enfrentar a competitividade do mercado, é necessário um bom planejamento. Acompanhe a leitura e confira dicas para elaborar um plano eficaz de gestão de facilities.
O papel da Facility Services
Em meio a tanta concorrência, as marcas precisam encontrar formas de se destacar em seu segmento de atuação. Assim, em busca de sucesso no mercado, as empresas devem garantir o aprimoramento da performance da equipe e a redução dos custos operacionais. A terceirização dos serviços de facilities é uma das estratégias mais eficazes para atingir essas metas.
O setor de facilities é o que garante o necessário para o funcionamento do prédio e dos equipamentos, sendo fundamental para a confecção do produto final. Com efeito, o segmento ainda compreende a limpeza e organização do ambiente de trabalho, as instalações elétricas e hidráulicas. Ao contratar profissionais qualificados para executarem essas atividades secundárias, você evita a realocação de recursos, equipamentos e funcionários para tais tarefas. Assim, você pode investir na qualificação profissional e na otimização do seu business core.
Agora que você já sabe a importância da gestão de facilities para o seu negócio, confira 3 questões para considerar ao contratar uma terceirizada.
Como escolher uma empresa de facilities?
A escolha de uma parceria deve ser feita sempre com muita pesquisa e cuidado. Graças ao potencial do segmento, cada vez surgem mais empresas focadas em manutenção predial e gestão de facilities. A escolha deve ser feita considerando a alternativa mais adequada ao seu negócio, além de outras questões técnicas que você confere abaixo.
Tecnologia e ferramentas
A tecnologia tem deixado de ser um diferencial competitivo há algum tempo. Hoje, a utilização de softwares e ferramentas automatizadas está cada vez mais generalizada, sendo fundamental para aprimorar os resultados do seu negócio. Além disso, mais do que a simples inovação, a utilização de equipamentos e ferramentas tecnológicas é, em muitos casos, exigida pela legislação para garantir a qualidade do serviço e a proteção dos trabalhadores.
A Álamo é uma empresa que busca sempre a inovação e que hoje conta com um software que permite executar diversas ações, como:
● otimizar o tempo do gestor;
● gerar informações com mais precisão e clareza;
● economizar recursos;
● dispensar grande quantidade de mão de obra;
● evitar erros e retrabalho;
● identificar gargalos no setor;
● emitir relatórios e números que facilitam o acompanhamento do desempenho.
Aspectos legais
A empresa terceirizada obrigatoriamente deve cumprir a legislação incidente no área e cabe à empresa contratante garantir que tudo seja executado conforme as leis – sejam elas trabalhistas ou legislações específicas de cada setor ou departamento. Além disso, a lei exige o treinamento contínuo desses profissionais. Na limpeza, por exemplo, os funcionários devem saber aplicar os produtos corretos utilizando as ferramentas e proteções adequadas. É muito importante, portanto, verificar as habilitações e o cumprimento dos aspectos legais antes de contratar a empresa. Além destas questões mais óbvias há também, para contratos mais vultuosos, questões de certificações, governança e compliance que devem ser levadas em consideração. Tudo isso deve ser avaliado criteriosamente antes de uma contratação, pois eventuais falhas podem levar a dores de cabeça ou até mesmo prejuízos.
Análise de outros clientes e parcerias
Ter boas referências é bom para desenvolver qualquer ação, especialmente na hora de contratar serviços tão relevantes, como os de facilities. Por isso, dedique um tempo para pesquisar outros clientes que fazem parte do catálogo da empresa. Você pode até mesmo entrar em contato com o contratante e questionar se o trabalho é satisfatório. Na guia “Clientes”, no nosso site, você encontra todas as nossas parcerias por segmento, além de depoimentos de profissionais e empreendedores que utilizam nossos serviços.
Os serviços de facilities da Álamo se aplicam a diferentes setores corporativos e industriais. Com isso, nossa equipe desenvolve planos de ação exclusivos para cada negócio. Entre em contato com nossos profissionais e solicite um atendimento.