Gestor em SP dá exemplo mantendo contratação de terceirizados
Mais um cliente se posicionando a favor da continuidade completa da manutenção , entendendo que a missão crítica não pode parar.
Com a chegada da crise do covid-19 (novo coronavírus), gestores de todos os segmentos estão tendo que reorganizar suas rotinas de trabalho e fluxo de pessoas. Em alguns casos, empresas estão cogitando ou já reduziram o número de colaboradores e terceirizados antes de avaliar um plano de gestão de crise.
A Álamo Engenharia recebeu um depoimento contundente de um dos gestores parceiros, Lourival Teixeira, síndico profissional no Edifício Homestay Paulistano, localizado na cidade de São Paulo, no qual assegura que não haverá cortes de funcionários terceirizados da Álamo, e que este é o momento de apoiar os trabalhadores brasileiros.
Aproveitamos seu posicionamento para entrevistá-lo e trazer um pouco mais da sua visão que renova a confiança de que, com uma boa gestão, todos passaremos por esta pandemia, superando as dificuldades atuais e as que estão por vir.
Álamo: Qual sua atividade? Empresa em que atua?
Sou Gestor Hoteleiro, Consultor e Administrador de Empresas e Síndico Profissional no Edifício Homestay Paulistano há 5 anos.
Álamo: O que a sua administração está fazendo para manter seus funcionários tranquilos durante a crise do coronavírus?
Nossa primeira iniciativa foi reunir com a minha assistente e elaborar um plano de contingência funcional que atendesse a operação, minimizando os possíveis riscos para saúde dos funcionários. O passo seguinte foi chamar todos os líderes de departamentos e orientá-los dos problemas que estariam por vir, antecipar-nos aos problemas que estão sendo massivamente divulgados pela mídia.
A equipe prontamente foi informada e imediatamente se colocou à disposição. Feito isso, tomamos todas as providências quanto aos EPIs necessários (álcool gel, máscaras e sabonetes líquidos) e demais ações para resguardar a proteção de todos, como o fechamento das áreas comuns – salão de festas, piscina, academia, sauna, sala de reunião e salão de jogos.
Além dessas ações, intensificamos a emissão de comunicados para funcionários e moradores, e a higienização nos locais de maior circulação (recepção, lobby, estacionamento e elevadores). Também ampliamos o monitoramento diário de cada um dos funcionários por meio de ligações e WhatsApp.
Álamo: Há quanto tempo seu condomínio tem parceria com a Álamo?
Há 15 anos e, embora eu esteja como gestor do empreendimento há 5 anos, posso afirmar sem a menor dúvida que é uma empresa exemplar, ética, presente neste momento e extremamente aberta para ouvir e solucionar qualquer problema a ela direcionado. Quero inclusive formalizar meus parabéns e agradecimento pela prestação de serviços da Álamo. E, sem modéstia, como eu conheço e atuo nos setores de Hotelaria e Turismo de Luxo, tenho um olhar muito crítico.
Álamo: O que sugere que outros gestores façam durante a crise, independente do segmento da empresa, para que os funcionários possam atravessar a crise com mais tranquilidade e o mínimo de segurança?
Gostaria muito que todos os gestores tivessem prudência e tenham análise cautelosa quanto ao momento em que, não somente nós, mas que o mundo está vivendo. Este é um momento de analisarmos detalhes, ouvirmos recomendações dos especialistas da saúde – saude.gov.br – e finanças, para assim, tentarmos viabilizar nossas unidades de negócios com segurança, tranquilizar nossas equipes e manter os cuidados necessários para não comprometer nossa saúde.
Precisamos ter a iniciativa de não complicarmos ainda mais o momento frágil da economia por decisões impensadas, aproveitando o cenário para tomada de decisões errôneas ou vitimização. Excelentes gestores não causam problemas, mas se apoderam deles para buscarem soluções.
Lourival ainda acrescenta que “todos os condôminos têm seguido rigorosamente as nossas recomendações e contribuído para a tranquilidade e segurança de todos. Estão de parabéns! Nós temos 250 unidades, com 32 funcionários e onde circulam em torno de 400/450 pessoas pelo empreendimento diariamente, por isso sabemos da importância de adotarmos essas medidas de confinamento, higiene e boas práticas, que são fundamentais neste cenário.
A equipe da Álamo Engenharia se sente reconhecida pela postura ética e profissional do Lourival. É uma verdadeira visão de gestão integrada em um momento tão delicado para toda a sociedade. Agradecemos por esta parceria e parabenizamos esta e outras atitudes responsáveis, onde os gestores pensam no bem-estar, saúde e subsistência de todos.
São exemplos como este que temos o orgulho de destacar e compartilhar para ao combate ao #coronavírus.