Manutenção em Condomínios: Manutenção preventiva ou manutenção corretiva?
Realizar a manutenção preventiva e a manutenção corretiva de um condomínio residencial ou comercial não é tarefa fácil e requer atenção e organização dos síndicos para que tudo funcione perfeitamente, sem interromper o cotidiano dos frequentadores.
Para garantir o bom funcionamento de um condomínio, é preciso planejamento visando a prevenção, já que a correção pode ser mais complexa e, consequentemente, mais cara. Apesar desse fato, a manutenção corretiva ainda é a mais utilizada. Empresas de manutenção predial são parceiros essenciais para síndicos e administradoras de condomínio, pois utilizam de seu conhecimento e experiência para lidar com os problemas estruturais que podem surgir. Além disso, a parceria com uma empresa especializada em manutenção ajuda o síndico a ter um cronograma de prevenção, o que torna a manutenção corretiva mais ágil e econômica quando necessária.
O que é manutenção preventiva e manutenção corretiva?
Manutenção preventiva: é aquela que se dedica à prevenção dos problemas que um condomínio pode apresentar. É o mais indicado por ser menos oneroso e por não interferir no dia-a-dia dos usuários do prédio. Entre os principais pontos a serem observados para realizar uma boa manutenção preventiva estão:
Escadas, refrigeração, sistemas de combate a incêndios, instalações elétricas, instalações hidráulicas, bombas de águas, telhados, calhas e pintura externa.
Manutenção corretiva: é a mais utilizada, devido à falta de planejamento. É necessária corrigir quando o problema já ocorreu, e dependendo do ocorrido torna-se impossível recuperar 100% do que foi danificado, alterando a estrutura original da edificação e gerando mais gastos. Essa manutenção sempre será necessária ocasionalmente, todavia ela se torna mais econômica e eficiente se o condomínio investir na prevenção e ter uma empresa parceira para solucionar o problema.
Foco no planejamento: fazendo um plano de prevenção ou PMOC
O caminho mais prático para evitar consertos de última hora é o planejamento. Montar um cronograma ou PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) que contenha os dados dos equipamentos, datas e validades de componentes é de suma importância ao planejamento:
- Recolha dados sobre o estado de conservação de todos os equipamentos e componentes, tendo como ordem de prioridade, elevadores, calhas, rede elétrica e rede de esgoto;
- Faça um levantamento sobre as últimas manutenções: se foram corretivas ou preventivas, qual a data e quem as realizou;
- Junto à equipe contratada, faça um cronograma com as datas das próximas manutenções preventivas;
- Faça um histórico de ocorrências e acompanhe a evolução dos serviços no condomínio administrado;
- E não esqueça de manter documentado, todas as peças com garantia assim como as notas fiscais de compra de cada item.
Existe ainda a manutenção preditiva, a qual se dedica a fazer uma previsão a longo prazo dos problemas que o condomínio pode vir a apresentar, sendo possível apenas após um levantamento de dados gerados ao realizar as manutenções preventivas.
Como contratar uma empresa especializada em manutenção?
Um dos fatores mais influentes durante o processo de contratação de uma empresa especializada em manutenção é a equipe técnica que ficará encarregada de realizar a manutenção. A experiência dos profissionais assim como certificações oficiais ajudam a garantir a qualidade dos serviços a serem prestados e a reduzir riscos. Segurança em primeiro lugar, então cuidado com orçamentos muito abaixo da média.
Manter uma relação de parceria duradoura com sua empresa de engenharia de manutenção é a melhor estratégia, pois a longevidade da relação permite planejamentos precisos, ações eficientes e redução de custos.
A Álamo Engenharia se destaca devido ao pioneirismo, suas certificações e ao know-how adquiridos durante os quase cinquenta anos de empresa.
Quer saber mais sobre nossos serviços? Solicite uma proposta, sem compromisso.