Manutenção Preventiva e Segurança: 5 dicas que fazem a diferença
Condomínios residenciais ou comerciais estão sujeitos a uma série de riscos devido ao grande fluxo de pessoas. Todos eles possuem regras, tamanhos e problemas diferentes; porém, pelo menos uma coisa eles têm em comum: precisam ser seguros para quem os frequenta. Quando se fala em segurança, abrange-se tanto segurança contra acidentes quanto segurança do patrimônio. A manutenção preventiva é um dos melhores caminhos para solucionar ambas as questões.
1) Segurança do Patrimônio
Nesse quesito, a organização anda lado a lado com a tecnologia. O contato constante com a empresa de segurança que faz o gerenciamento dos dispositivos é fundamental, para que ela possa verificar o estado de conservação destes. Oferecer treinamento aos moradores também é vital, para que saibam como o sistema funciona e como acionar a empresa de segurança ou a polícia militar caso percebam algo estranho.
2) Tubulações de Gás: perigo invisível
Edifícios que oferecem o gás por tubulação são cada vez mais comuns. Além do perigo de explosões, o vazamento de gás pode levar à asfixia e, talvez, nem todos no seu lar saibam reconhecer o cheiro de gás vazando como animais ou crianças. É recomendado verificar a central anualmente, e os ramais de saída de gás no mínimo a cada três anos.
3) Manutenção preventiva das tubulações de água e esgoto
Nesse item, no que toca a segurança, o risco biológico é o maior inimigo a se enfrentar. Entupimentos e excesso de material orgânico nas tubulações atraem insetos e roedores, além de acumular microrganismos que podem contaminar a água. As soluções preventivas são: a conscientização dos moradores e a checagem semestral da central de armazenagem de água e de resíduos (rede de esgoto).
4) Checagem da parte elétrica
A manutenção preventiva desse sistema abrange desde a conferência da fiação do condomínio até a instrução dos moradores. As tecnologias atuais tornaram esse sistema seguro; porém, para se ter garantia, a checagem deve ser feita semestralmente. Um dos problemas recorrentes é o desgaste da rede elétrica devido à má utilização ou consumo excessivo – nesse aspecto, é necessário conscientizar as pessoas sobre o consumo e orientá-las sobre procedimentos básicos de segurança. E é importante realizar manutenção preventiva nas subestações.
5) Obrigações Legais: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
Mais do que uma burocracia, o AVCB só é entregue após vistoria completa do edifício – ou seja, profissionais do corpo de bombeiros, que compreendem os possíveis riscos que um condomínio pode apresentar, atestam durante um limite de tempo que o seu condomínio é seguro.
A Manutenção Preventiva é a carta na manga de quem deseja afastar os riscos de seu empreendimento ou residência. Você quer que a sua edificação seja um exemplo de prevenção para os outros edifícios?
Antes de contratar, considere ler este artigo. Entre em contato com a nossa equipe e fale com um especialista em Engenharia de Manutenção.