O que é um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC)?
Os processos de uma empresa podem envolver funções e situações de profundo risco à saúde dos funcionários, de suas famílias e da comunidade local. Para executar algumas operações, há, inclusive, uma série de obrigações legais que devem ser respeitadas de modo a reduzir e controlar possíveis problemas.
Uma delas é o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), obrigatório por lei desde 2018. A norma incide em todos os edifícios públicos e de uso coletivo, ou prédios de uso restrito que possuem ambientes com climatizadores artificiais. Especialmente no cenário da pandemia, esse plano se torna ainda mais importante.
Neste artigo você vai entender o que é exatamente o PMOC, qual a finalidade de sua implementação e para quais situações ele é obrigatório. Acompanhe a leitura e confira.
O que é o PMOC?
O PMOC é uma norma que tem como finalidade garantir o bom funcionamento de todos os equipamentos e estruturas envolvidos no sistema de climatização dos ambientes. O primeiro passo para isso é se certificar do estado de higiene de todos os instrumentos climatizadores, como os equipamentos de ar condicionados.
Exigido pela Portaria MS n° 3.523/98, do Ministério da Saúde, o PMOC é o método mais eficiente para livrar ambientes climatizados artificialmente de vírus, bactérias, fungos e outros possíveis contaminantes.
Para isso, o plano determina uma série de procedimentos para verificar o estado de limpeza e conservação dos equipamentos e a periodicidade em que a verificação deve ser feita para manter a integridade do sistema de climatização.
Tudo isso, claro, é definido conforme as particularidades de cada empresa. Assim, para garantir maior eficácia, o plano deve ser elaborado especificamente para seu edifício, pensando em sua estrutura e utilização.
A importância do PMOC: mais saúde e economia para a empresa
No contexto do coronavírus, o Plano de Manutenção, Operação e Controle para prédios com ambientes artificialmente climatizados é indiscutível. Diversos infectologistas apontam para os maiores riscos de contágio em ambientes com ar-condicionado – e não apenas em relação ao covid-19.
O bom estado do sistema de ar condicionado está associado às condições de saúde ocupacional da empresa, podendo ser causa de diversas condições. Os problemas respiratórios, como a bronquite asmática ou a rinite, são uma dos maiores motivos de afastamento por licença médica.
O principal objetivo do PMOC é preservar a saúde do trabalhador e da comunidade local por meio da eliminação dos microorganismos transmissores de doenças. Além disso, investir em tais procedimentos traz alguns benefícios para o seu negócio.
Além de evitar os afastamentos de funcionários da sua empresa, o plano reduz a perda de eficiência dos equipamentos ao longo do tempo e, consequentemente, os gastos com energia elétrica. Além disso, medidas preventivas são muito mais econômicas do que reparos no sistema.
Por fim, também há os benefícios fiscais. Afinal, o PMOC é obrigatório em situações diversas – e o descumprimento dele pode gerar multas, advertências ou até mesmo a suspensão das atividades do seu negócio.
A Álamo Engenharia pode contribuir para a sua empresa na elaboração e implementação do seu PMOC. Para receber informações, entre em contato conosco.